Valor de arrecadação de impostos do Brasil bate recorde

A arrecadação de impostos no Brasil cresce consideravelmente e acaba batendo um recorde esse ano. Quer entender como isso aconteceu? Confira as informações a seguir:

O Brasil é um dos países com um dos maiores impostos do mundo. Todos os anos, o cidadão brasileiro precisa cumprir com valores que dizem respeito ao seu estilo de vida e esses valores são obrigatórios.

Para entender como a arrecadação total acabou acarretando em um valor recorde, é preciso conhecer quais são as cobranças feitas aos brasileiros anualmente, como o Pagamento do Imposto de Renda 2023.

Você entenderá esse e outros impostos a seguir:

Imposto de Renda

O Imposto de Renda 2023 é um valor que deve ser cumprido pelos brasileiros que possuem rendimentos tributáveis anuais iguais ou superiores ao valor de R$ 28.559,70.

A alíquota desse valor varia de acordo com a renda mensal do cidadão e com o valor de suas posses e bens. O IR também cobrado para Pessoa Jurídica, ou seja, empresas.

IPVA

Já o IPVA corresponde ao Imposto sobre a Propriedade e Veículos Automotores e deve ser paga por todo e qualquer brasileiro que possua um veículo no Brasil.

Esse é um dos impostos mais altos e pode ser pago em 2 ou mais vezes, dependendo do seu município.

DPVAT

Existem alguns impostos para quem tem a propriedade sobre veículos como o DPVAT. Esse é um impostos relacionado ao seguro obrigatório de veículos no Brasil.

Para poder emitir o licenciamento e circular pelas vias do país, é necessário cumprir com todos os valores cobrados e por isso, o pagamento do DPVAT é indispensável.

Licenciamento

Como você já pôde conferir, existem alguns impostos para quem tem carro no país e um dos mais importantes é o licenciamento. Esse valor é consideravelmente mais barato que outros, mas só pode ser pago e emitido com todas as pendências cumpridas.

Por isso, é preciso cumprir o pagamento dos outros impostos mencionados para chegar até aqui.

IPTU

E quem pensa que os valores a ser pagos só são cobrados pela posse de veículos, o IPTU é imposto destinado aos proprietários de imóveis de qualquer tipo no país.

Dependendo do tamanho do imóvel e da região em que se encontra, esse valor pode ser maior ou menor.

Todos os anos, o brasileiro deve cumprir com diversos impostos e ele têm subido bastante ultimamente. Portanto, não é de se surpreender que o país tenha batido seu próprio recorde de arrecadação por esses valores.

No último ano, a arrecadação pelos impostos no país chegou ao valor de R$ 148,66 bilhões. E com a crescente inflação, esse valor pode ser ainda maior em 2023.

Leave a Reply

Your email address will not be published.